Buscar
  • Dra Marta Badolato

Dieta Vegetariana Emagrece?

Atualizado: Jan 24


Dieta Vegetariana faz bem? Emagrece? Primeiro vamos falar o que é uma dieta vegetariana.

Em geral, comer uma dieta vegetariana ou "baseada em vegetais" significa evitar carne. Uma dieta vegetariana normalmente inclui legumes, frutas, grãos, feijões e nozes.

As pessoas podem escolher diferentes formas de dieta que consideram "vegetarianas". Por exemplo, uma pessoa pode:

● Comer ovos, leite e laticínios, mas não carne

● Comer leite e produtos lácteos, mas não ovos ou carne

● Evitar todos os produtos alimentares provenientes de animais, incluindo ovos e produtos lácteos (isso é chamado de dieta vegetariana estrita)

As pessoas têm razões diferentes para escolher uma dieta vegetariana. Elas podem fazê-lo para melhorar sua saúde ou para proteger os animais e até todo o planeta. Comer uma dieta vegetariana também pode ser mais barato e melhor para o meio ambiente.

Uma dieta vegetariana é boa para minha saúde? Pode ser. Se você quiser melhorar sua saúde, precisará comer muitos alimentos saudáveis, como legumes, frutas e grãos integrais. Também é importante limitar coisas como bebidas açucaradas, alimentos processados ​​e álcool. Isso é verdade se você come ou não carne.

Há evidências de que comer muita carne vermelha e carnes processadas (como cachorros-quentes e frios) pode aumentar o risco de uma pessoa sofrer de doenças cardíacas e câncer. Portanto, reduzir esses tipos de carnes pode melhorar sua saúde.

Alguns estudos também sugeriram que as pessoas que fazem dieta vegetariana têm menos probabilidade de ter problemas como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta ou diabetes. Mas não está claro se esse é um resultado direto da dieta.

Se você evitar carne, mas comer ovos e produtos lácteos, provavelmente poderá obter proteína suficiente desses alimentos.

Mas para ter certeza, é uma boa idéia incluir também feijões, nozes, produtos de soja e certos grãos ricos em proteínas em sua dieta.

Se você faz uma dieta vegana (sem carne, ovos ou leite), é especialmente importante incluir esses alimentos.

Preciso tomar suplementos?

Depende de quais alimentos você come e de quais nutrientes você obtém deles. Os nutrientes encontrados na carne e outros produtos de origem animal incluem:

● Cálcio - Se você não receber cálcio suficiente, seus ossos podem ficar fracos e quebrar mais facilmente. Existem muitos alimentos ricos em cálcio, incluindo leite e

outros produtos lácteos. Se você não beber leite ou ingerir produtos lácteos, poderá ingerir muitos outros alimentos que são naturalmente ricos em cálcio. Exemplos incluem amêndoas, figos, tofu, feijão, batata doce e brócolis. Seja em laticínios ou outros alimentos, você precisará ingerir várias porções todos os dias para obter cálcio suficiente. Se você não obtiver cálcio suficiente em sua dieta, pode ser necessário tomar um suplemento diário.

● Vitamina D - A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio. Também é muito importante para a saúde óssea. A vitamina D é encontrada nos ovos e em certos tipos de peixe. Produtos lácteos e cereais geralmente têm vitamina D adicionada. Seu corpo também pode obter vitamina D do sol. Se você não ingerir vitamina D suficiente através da dieta ou do sol, pode ser necessário tomar um suplemento.

● Vitamina B12 - Essa é uma vitamina que seu corpo precisa para criar novas células

sanguíneas, como glóbulos vermelhos. Também é importante para ajudar seu sistema nervoso a funcionar normalmente. Uma dieta vegana (sem carne, peixe, laticínios ou ovos) geralmente é baixa em vitamina B12. Se você comer esse tipo de dieta, poderá obter vitamina B12 através de alimentos que tenham vitamina B12 adicionada. Mas você pode precisar tomar um suplemento diário também, que é a opção mais segura. Se você faz dieta vegetariana ou vegana, é uma boa ideia conversar com seu médico sobre se você deve tomar algum suplemento. Ele pode ajudá-lo a descobrir quais nutrientes você está recebendo dos alimentos que você come. Ele também podem dizer como e quando tomar suplementos, se você precisar deles.

Meu filho pode comer uma dieta vegetariana?

Sim, é possível que as crianças sigam uma dieta vegetariana e sejam saudáveis. Mas

você precisará ter cuidado para garantir que seu filho receba todos os nutrientes de que precisa. As crianças precisam de mais nutrientes porque seus corpos estão crescendo.

Os nutrientes importantes para crianças e adolescentes incluem:

● Ferro - as crianças precisam de ferro, especialmente quando estão passando por um "surto de crescimento" e nas meninas que iniciaram a menstruação. O ferro é encontrado na carne. Outros alimentos, como grãos integrais, feijões e vegetais de folhas verdes, têm quantidades menores de ferro. A ingestão desses alimentos juntamente com alimentos com vitamina C, como frutas e tomates, pode ajudar o corpo a absorver ferro.

● Cálcio e vitamina D - O cálcio e a vitamina D são especialmente importantes para manter os ossos fortes enquanto as crianças crescem. As crianças que bebem leite todos

os dias e ingerem laticínios provavelmente obtêm cálcio suficiente em sua dieta. Se seu filho não bebe leite, ele precisará obter cálcio de outras maneiras, como leite de soja com adição de cálcio ou de um suplemento. Outros alimentos e bebidas (como cereais matinais) também estão disponíveis com adição de cálcio. Esses alimentos também adicionam vitamina D, o que ajuda o corpo a absorver cálcio. As crianças também podem obter vitamina D de ovos e certos tipos de peixe e do sol.

● Vitamina B12 - Se seu filho não comer nenhum produto de origem animal, ele precisará obter vitamina B12 de outras maneiras. Isso pode resultar da ingestão de alimentos com adição de vitamina B12, como alguns tipos de leite ou cereais de soja, ou através de um suplemento diário.

● Zinco - as crianças precisam de zinco para que seus corpos cresçam adequadamente. Também ajuda o corpo a se proteger contra infecções. O zinco é encontrado na carne e

nos produtos lácteos. As crianças que não comem carne ou bebem leite podem obter zinco através de grãos, feijões, nozes e produtos à base de soja.

O médico seu filho pode ajudá-lo a garantir que a dieta do seu filho inclua nutrientes suficientes. Eles também podem recomendar suplementos vitamínicos, se necessário. Em alguns casos, os adolescentes podem escolher uma dieta vegetariana para perder peso. Embora isso possa ser saudável em determinadas situações, também pode ser prejudicial se o adolescente estiver cortando muitos nutrientes ou não estiver comendo o suficiente. Se você está preocupado que a dieta do seu filho possa não ser saudável ou que ele tenha um distúrbio alimentar, converse com o médico.

E se eu quiser engravidar?

Se você é vegetariano, é uma boa ideia conversar com seu médico antes de começar a tentar engravidar. Eles podem sugerir um acompanhamento com um nutricionista . Isso ocorre porque nas dietas vegetarianas às vezes podem faltar nutrientes importantes para um bebê em crescimento.


0 visualização

Dra Marta Badolato Endocrinologista (adulto e infantil) - CRM: 147315 

RQE nº 68739 ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA  RQE nº38016 CLÍNICA MÉDICA

Clínica Badolato - Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - sala 1614

Chácara Santo Antonio, São Paulo - SP - CEP 04583-110

  • Yelp ícone social
  • YouTube
  • Facebook Basic Square