Dra Marta Badolato endocrinologista

O cuidado que você merece

Untitled
Dra Marta Badolato 
CRM: 147315

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria -RS (2008).

Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Santa Maria - RS.(2011)

Pós Graduação em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.(2015)

Pós Graduação em Nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrologia - ABRAN.(2016)

Membro da Endocrine Society

Título da SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Associado SBEMO: Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade

Prazer sou Dra. Marta Badolato

 

A escolha da medicina para mim não foi nada difícil, desde a infância gostava de cuidar dos animais e amigos, sempre admirei meu pediatra e meu foco sempre foi fazer pediatria.

Após muito estudo e dedicação no ano de 2002 consegui ingressar na Universidade Federal de Santa Maria – RS, no almejado e muito disputado curso de medicina.  Se passaram muitos anos de provas e dificuldades, aprendizagens e angústia. Lidar com a dor e sofrimento alheio traz muito medo, mas também alegria ao conseguir sanar ou aliviar esse sofrimento.

A descoberta que apenas a dedicação completa e intensa ao seu paciente, às vezes em detrimento de você mesmo, poderia fazer de você o médico ideal, jamais perfeito, mas o mais próximo disso que você pudesse chegar. Aprender isso dói, mas também te faz crescer. O peso da responsabilidade de ter vidas (de um pai, uma mãe, um filho ou irmão querido de alguém) é enorme e só pode ser carregado com muito profissionalismo.

Em 2008 o momento especial e muito esperado finalmente chegou, formada em medicina, agora médica e totalmente responsável pelos meus atos médicos, o medo só aumentou e a dedicação também. Iniciando nova fase de estudo, pois a medicina exige sempre mais de você, em 2009 iniciei minha residência em Clínica Médica, no mesmo hospital em que me formei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Essa residência (especialização médica) é responsável pelo aprofundamento do conhecimento em áreas clínicas da medicina adulta, como cardiologia, neurologia, pneumologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, atendimento de emergência, e medicina intensiva (UTI). Durante esses dois anos, quase todo o treinamento é prático, com vivência no hospital e ambulatórios, atendimento ao paciente mesmo. Durante esse período me encantei com algumas especialidades, como medicina intensiva, mas já estava muito inclinada a continuar meus estudos em endocrinologia, principalmente devido ao maravilhoso médico e professor Dr. Luiz Alberto Fontoura Pereira, exemplo de dedicação, idoneidade e atendimento humanizado.

Acabado essa fase, o coração me trouxe para São Paulo, onde estava o meu futuro marido. Uma cidade nova, totalmente diferente e sem meu círculo de amigos e familiares. Um mundo novo e muito desafiador. Mas de sonhos não se desiste jamais. Estudei muito, trabalhei muito e consegui fazer minha especialização em Endocrinologia no conceituado Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, junto dela estágios na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) nas áreas de adrenal, climatério, neuroendocrinologia e metabolismo ósseo. E também estágio na Universidade de São Paulo (USP) na área de endocrionopediatria e obesidade. E lá se foram mais dois anos de dedicação e muito aprendizado. Em 2014 acabo esse ciclo e início minha vida profissional como endocrinologista em São Paulo.

O início é duro e desafiador, junto com a endocrinologia continuo o atendimento de Clínica Médica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ( ICESP), localizado no Complexo do HC e referência nacional em tratamento de câncer adulto. Meu período no ICESP me levou ainda mais perto dos pacientes e de seus medos e angústias, e com seu treinamento continuado não só me mantive sempre atualizada em atendimento de Pronto atendimento e emergências como fui introduzida na medicina paliativa (a ideia de que nem sempre é possível curar, mas sempre é possível aliviar o sofrimento do paciente) também me tornou muito mais humanizada. Foram 9 anos de aprendizagem e trabalho intenso, muitas amizades e esse ciclo se fechou no final de 2021.

Paralelo a isso abro meu consultório de Clínica Médica e Endocrinologia em 2016 na Clínica Badolato. Mas como não consigo ficar sem aprender algo novo por muito tempo entro na pós-graduação de Nutrologia da ABRAN e aprendo ainda mais sobre como a alimentação pode nos trazer mais saúde e bem-estar físico e mental. E desde então me dedico aos meus pacientes da forma mais humanizada e personalizada possível.

Meu intuito é sempre melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos meus pacientes, sempre à procura de um diagnostico preciso, para um tratamento correto e efetivo.

Na minha experiência aprendi que cada pessoa é única e mesmo que pareça simples e fácil o tratamento é muito mais do que prescrever uma medicação, depende de aderência do paciente, de disponibilidade do médico e trabalho conjunto para a real melhora clínica. É isso que persigo cada dia, melhorar a cada dia, e aprender sempre.

 A experiência nunca pode sobrepujar a evolução científica, afinal a medicina é uma ciência em constante mudança e evolução, e a minha maneira de me manter atualizada é lendo o máximo possível de artigos científicos e participando de todos os congressos de endocrinologia que consigo.

Afinal estou aqui para ajudar você a estar com sua melhor saúde física e mental e esse é o meu compromisso.