google-site-verification=I7r7M_H288DOn4Bnb6fVQ5dz6G7PML47HEazcl3QxPo

Aumento do uso de anabolizantes e seus perigos


O imediatismo do mundo contemporâneo e o fácil acesso aos produtos ilícitos tem tornado o uso de anabolizantes cada vez maior entre pessoas que querem emagrecer, ganhar músculo ou se preparar para o verão. No entanto esse uso tem riscos e muitas vezes esses riscos são desconhecidos ou subestimados.

O que é ignorado são os efeitos colaterais que podem aparecer de forma grave em até 10% dos usuários. O metabolismo de cada um é único, por isso os efeitos colaterais são imprevisíveis, mas os mais comuns entre outros são:

Voz grossa em mulheres Um dos efeitos colaterais do uso de anabolizantes nas mulheres é a mudança na voz, que na grande maioria das vezes é irreversível.

Agressividade e impulsividade

Os anabolizantes aumentam a agressividade e impulsividade, tornando os usuários propensos a atitudes arriscadas como brigas e rachas. Além disso pesquisas mostram que há o aumento de violência domestica por parte desses usuários. O risco é muito grande para ser ignorado.

Dependência química

O uso de anabolizantes pode causar dependência química, por isso quando se para o uso além dos efeitos colaterais da falta de hormônio natural existe uma grande chance de evoluir com depressão, sendo necessário tratamento específico em conjunto com o psiquiatra.

Infertilidade

O uso de anabolizantes tipo testosteronas causa redução na produção de espermatozoides, que pode chegar a ser irreversível. Quanto mais recente essa alteração, maior a chance de recuperação.

Doenças cardíacas

Muitas pessoas que fizeram uso de anabolizantes tem alterações cardíacas, variando desde hipertensão arterial sistêmica até insuficiência cardíaca grave.

È muito importante que as pessoas que utilizam estes anabolizantes entendam os seus perigos e procurem a ajuda de um médico para parar seu uso e principalmente que as pessoas que estão pesando em usar estes produtos entendam que existem meios tão eficientes e muita mais saudáveis para melhorar a composição corporal como dieta específica, uso de suplementos ou micronutrientes, junto com um treino otimizado. Vamos juntos fazer um mundo mais saudável.

Procure seu endocrinologista


20 visualizações

Dra Marta Badolato Endocrinologista (adulto e infantil) - CRM: 147315 

RQE nº 68739 ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA  RQE nº38016 CLÍNICA MÉDICA

Clínica Badolato - Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - sala 1614

Chácara Santo Antonio, São Paulo - SP - CEP 04583-110

  • Yelp ícone social
  • YouTube
  • Facebook Basic Square