O imediatismo do mundo contemporâneo e o fácil acesso aos produtos ilícitos tem tornado o uso de anabolizantes cada vez maior entre pessoas que querem emagrecer, ganhar músculo ou se preparar para o verão. No entanto esse uso tem riscos e muitas vezes esses riscos são desconhecidos ou subestimados.
O que é ignorado são os efeitos colaterais que podem aparecer de forma grave em até 10% dos usuários. O metabolismo de cada um é único, por isso os efeitos colaterais são imprevisíveis, mas os mais comuns entre outros são:
Voz grossa em mulheres Um dos efeitos colaterais do uso de anabolizantes nas mulheres é a mudança na voz, que na grande maioria das vezes é irreversível.
Agressividade e impulsividade
Os anabolizantes aumentam a agressividade e impulsividade, tornando os usuários propensos a atitudes arriscadas como brigas e rachas. Além disso pesquisas mostram que há o aumento de violência domestica por parte desses usuários. O risco é muito grande para ser ignorado.
Dependência química
O uso de anabolizantes pode causar dependência química, por isso quando se para o uso além dos efeitos colaterais da falta de hormônio natural existe uma grande chance de evoluir com depressão, sendo necessário tratamento específico em conjunto com o psiquiatra.
Infertilidade
O uso de anabolizantes tipo testosteronas causa redução na produção de espermatozoides, que pode chegar a ser irreversível. Quanto mais recente essa alteração, maior a chance de recuperação.
Doenças cardíacas
Muitas pessoas que fizeram uso de anabolizantes tem alterações cardíacas, variando desde hipertensão arterial sistêmica até insuficiência cardíaca grave.
È muito importante que as pessoas que utilizam estes anabolizantes entendam os seus perigos e procurem a ajuda de um médico para parar seu uso e principalmente que as pessoas que estão pesando em usar estes produtos entendam que existem meios tão eficientes e muita mais saudáveis para melhorar a composição corporal como dieta específica, uso de suplementos ou micronutrientes, junto com um treino otimizado. Vamos juntos fazer um mundo mais saudável.
Procure seu endocrinologista