Buscar
  • Dra Marta Badolato

Perguntas frequentes sobre endocrinologia e metabologia para emagrecer.


1- O que trata o médico endocrinologista?

Endocrinologista é o médico responsável pelo tratamento das doenças relacionadas aos hormônios corporais (como hormônio da tireóide, hormônio do crescimento, insulina- hormônio responsável pelo controle da glicemia no sangue- testosterona – hormônio masculino, estrogênio e progesterona- hormônios femininos, entre outros. A metabologia se refere principalmente ao metabolismo dos lipídios ( gorduras) e glicídios (amido, glicose, sacarose, celulose), responsável pelo tratamento de obesidade, baixo peso e alterações do colesterol.

2- Quando devo procurar um endocrinologista para emagrecer?

Sempre que possível! Fazer dietas restritivas sem acompanhamento adequado pode ser maléfico para você! Na avaliação se distinguem problemas alimentares e metabólicos, para um estilo de vida saudável.

3- Porque após uma perda de peso rápida a dieta começa a fazer menos efeito?

Após uma perda de peso rápida nosso corpo apresenta uma diminuição da atividade metabólica, levando ao platô de peso. Com acompanhamento do endocrinologista podemos romper essa inércia e continuar com a perda de peso.

4- Mesmo fazendo dieta “da moda” não perco peso. A dieta está errada?

Cada pessoa é diferente e nem sempre uma dieta “da moda” terá a mesma eficiência com todos. Lembrando que se houver alguma alteração hormonal a perda de peso será prejudicada. Procure um endocrinologista para melhores resultados.

5- As dietas sem carboidrato ou hiperproteicas trazem alguns riscos à saúde?

O carboidrato é a base energética do nosso organismo, ao retirá-lo aumentamos a degradação do nosso tecido adiposo e consequentemente emagrecemos, no entanto, esses metabólitos devem ser eliminados pelos rins e fígado, podendo sobrecarregá-los. Com acompanhamento médico podemos minimizar esses riscos, nos beneficiando da perda de peso.

6- O que é a bioimpedância?

Bioimpedância é um exame rápido e indolor que avalia a composição corporal, assim podemos diferenciar massa gorda de massa magra mais precisamente. Esse exame é muito interessante para pacientes que desejam perder peso ou ganhar massa magra.

7- Quando faço dieta emagreço, mas alguns meses depois volto a ganhar peso. Como fugir do efeito sanfona?

A obesidade é uma doença crônica, por isso mesmo após a perda de peso é fundamental mantermos um acompanhamento. Os bons hábitos devem ser levados para a vida toda.

8- Em minha família todos temos sobrepeso, isso significa que nunca vou emagrecer?

Não, em geral o sobrepeso familiar está relacionado aos hábitos alimentares da família e muito raramente com fatores genéticos. O endocrinologista pode diferencia-los e auxiliar na perda de peso.


0 visualização

Dra Marta Badolato Endocrinologista (adulto e infantil) - CRM: 147315 

RQE nº 68739 ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA  RQE nº38016 CLÍNICA MÉDICA

Clínica Badolato - Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - sala 1614

Chácara Santo Antonio, São Paulo - SP - CEP 04583-110

  • Yelp ícone social
  • YouTube
  • Facebook Basic Square