Nódulo de tireoide

Female checking thyroid gland by herself. Close up of woman in white t- shirt touching nec

Nódulo de tireoide

Os nódulos são devido a reprodução excessiva e desordenada de células da tireoide, que na maioria das vezes não tem risco de se espalharem pelo corpo ou produzirem hormônios.

Quanto mais jovem a pessoa diagnostica um nódulo de tireoide, maior a chance de que ele traga algum malefício para a saúde.

Os nódulos se classificam como benignos, ou de baixo risco de malignidade, ou malignos, muito grande risco de malignidade (câncer de tireoide). Essa diferenciação em geral é feita após avaliação médica e, se necessário, avaliação por citologia (punção do nódulo da tireoide), com a classificação de Bethesda.

Eles podem também ser funcionantes, ou seja produzem hormônio que é liberado na circulação, que são mais raros e se manifestam com sinais de hipertireoidismo (calor, sudorese excessiva, perda de peso, insônia, ansiedade, entre outros) e o diagnóstico exige outro exame, chamado de cintilografia de tireoide, que mapeia a produção de hormônio na tireoide e avalia se há uma produção excessiva no nódulo.

Como a grande maioria dos nódulos é benigno, em geral uma consulta com endocrinologista e exames simples são suficientes para a avaliação inicial, e menos da metade dos casos precisam de maiores investigações, mas isso apenas um endocrinologista experiente tem segurança em fazer.

Se você descobriu um nódulo de tireoide em um ultrassom de rotina, fique calmo e procure seu endocrinologista o mais breve possível.

 No entanto se você sente um caroço no pescoço, deve procurar seu médico imediatamente, pode ser um nódulo de tireoide com potencial malignidade ou outros tipos de doenças que precisam de tratamento urgente.

Enfim nódulos de tireoide são muito comuns e em geral benignos, mas como não temos certeza na primeira avaliação, os nódulos devem ser seguidos por ultrassom a cada 6 meses, assim temos segurança que a saúde do paciente está segura. Sempre consulte um endocrinologista para diagnostico.